domingo, 21 de setembro de 2008

SYBIL - 1976



Sybil

Título Original: Sybil
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 187 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1976

Sinopse
Nova York. Sybil Dorsett (Sally Field) é uma jovem mulher que desenvolveu várias personalidades, como mecanismo de defesa para os abusos que sofreu nas mãos da sua mãe, Hattie (Martine Bartlett). Assim Sybil criou personalidades bem distintas: a agressiva Peggy Lou, a potencialmente suicida Mary, o bebê Sybil Ann e muitas outras, totalizando mais de dez. Uma psicanalista, Cornelia Wilbur (Joanne Woodward), diagnostica a condição de Sybil e tenta ajudá-la, apesar de saber que está lidando com um caso único.


Pass: kappy145

legendas http://www.opensubtitles.org/pt/subtitles/3170185/sybil-pb

Depois posto um link pro livro de mesmo nome.
"No livro, Sybil Isabel Dorsett (nome fictício que a autora atribuiu para proteger a privacidade de Shirley) é uma paciente com severos problemas de ansiedade social e perda de memória. Com o decorrer da terapia, a Dra. Wilbur descobre que ela tem 16 personalidades distintas. Ela usa hipnose e o barbitúrico Amobarbital para encorajar as diversas personalidades de Sybil a se comunicarem e revelarem informações sobre a vida da paciente."

Essa versão não foi baseado no livro, mas o roteirista (Stewart Stern) teve acesso à documentação psiquiátrica do caso e dramatizou alguns fatos no roteiro (como a criação do personagem Richard, namorado de Sybil, que não existia no livro).

CLÁSSICO INDISPENSÁVEL :)

ps:esse caso é cheio de teorias,eu tinha uns links de psicólogos e psiquiatras falando sobre ela mas não sei onde foi parar e era um debate muito técnico dai achei melhor postar o link de um texto um pouco mais leigo,é um resumo da história da Shirley.Caso vc queira algo mais aprofundado consulte o deus google ou a biblioteca mais próxima :P


2 comentários:

Unknown disse...

olá adorei os links... mais gostaria mais de ler o livro, por favor poderia postar o link??? vlwwww bjoos

psicoo/ disse...

Quando eu achei os links passei um tempo procurando pelo livro mas infelizmente ñ achei, ate ia mudar a postagem mas acabei esquecendo.
Se econtrar eu posto aki, tenho q lembrar d colocar a outra versao do filme tbm.....minha memoria ñ é das melhores.